Papo em Rede

…quero falar

Debate para Conferência Nacional de Comunicação

Originário do blog do pontaotapajos.redemocoronga.org.br

IESPES – Santarém – 29 de setembro de 2009 – 19hs

O Pontão de Cultura Digital do Tapajós, com apoio do IESPES, convida para um debate sobre a I Conferência Nacional de Comunicação.

Você está satisfeito e satisfeita com a programação da sua TV? Sabia que as concessões de rádio e TV são públicas e que você poderia participar e opinar sobre o conteúdo que elas veiculam? Acha justo e democrático que a liberdade de expressão seja um direito de oito famílias e que o povo brasileiro tenha como única opção desligar a TV ou trocar de canal? Quase 60% das verbas publicitárias são destinadas a uma única emissora de televisão! Como ficam as emissoras públicas, educativas e comunitárias? Você sabia que estão querendo acabar com a liberdade na Internet? E o que tudo isso tem a ver com você?

logo pontão de cultura digital 1

A comunicação, assim como a educação, a saúde, a moradia, é um direito humano que deve ser exercido por todos e todas. Historicamente, no entanto, as políticas de comunicação no Brasil têm sido definidas sem a participação democrática da sociedade. Como resultado, temos um cenário de grande concentração dos meios de comunicação e poucos espaços de participação pública nas discussões sobre o setor.

A Conferência Nacional de Comunicação

Neste ano, pela primeira vez, haverá a oportunidade de mudar o cenário existente. Nos dias 1, 2 e 3 de dezembro será realizada a I Conferência Nacional de Comunicação – Confecom, com o tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”. A Confecom será um espaço em que os cidadãos e cidadãs brasileiros poderão, pela primeira vez, apresentar suas demandas e propostas para políticas públicas de comunicação.

O debate deve envolver, entre outros, os seguintes assuntos: concentração da mídia no país, produção independente e regional na TV e no rádio, políticos donos de rádios e TVs, rádios e TVs comunitárias, o sistema público de comunicação, controle social das concessões, universalização da banda larga, fomento à produção do cinema nacional, direito autoral, rádios e Tvs digitais.

Para mais informações:
Paulo Lima
Pontão de Cultura Digital do Tapajós / Projeto Saúde & Alegria (93 3067 8000)

Palestrantes:

Marcos Urupá – Conferência Estadual de Comunicação / Coletivo Intervozes
Padre Edilberto Sena – Rádio Rural de Santarém
Sampaio Brelaz – TV Tapajós
Marcos Mota – Rádios comunitárias (FAOR)
Sergio Costa – Diretor de Mídia Comunitária – Secretaria de Comunicação do Estado do Pará

Moderação Paulo Lima

apoio:

https://i1.wp.com/img228.imageshack.us/img228/9070/logogovcultura.png https://i0.wp.com/img197.imageshack.us/img197/2954/logogovfederal.png
Anúncios

setembro 22, 2009 - Posted by | conversas mocorongas, Educação, Informática

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: