Papo em Rede

…quero falar

Software Livre

Originalmente publicado no blog www.redemocoronga.org.br

Começou ontem dia 2 e prossegue até o dia 5 de setembro o I Fórum Amazônico de Software Livre (FASOL) em Santarém. O evento pretende abrir espaço para discussões e reflexões sobre o papel social do Software Livre, apresentar ferramentas, promover palestras, mini-cursos, divulgar casos de sucesso e iniciativas de Software Livre na região amazônica.

Software Livre

O quê é Software Livre? Segundo a definição criada pela Free Software Foundation (Fundação do Software Livre em português) é qualquer  software que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem nenhuma restrição.  Essa liberdade se opõe ao conceito de software proprietário. Para dar um exemplo: o sistema operacional  GNU/Linux faz parte do Software Livre, enquanto Windows é proprietário.

logo_fasol

Tem muitas pessoas que acham que Software Livre é para aqueles programadores que sabem mexer muito bem com computadores, mas estes programas são para todo mundo. Os programas do Software Livre para editar textos, manipulação de fotos e mais são quase iguais aos softwares proprietários. As diferenças: os programas de Software Livre são quase todos disponívies gratuitamente na Internet. Não precisa comprar, nem instalar aquela versão pirata. Como os programas de Software Livre são continuadamente adaptados, também não tem o problema dos vírus atrapalhar o seu computador. Na verdade, Software Livre tem muitas vantagens ao software proprietário.

Software Livre no Brasil
O Brasil é um dos países que mais tem adotado a cultura de desenvolvimento livre, através de comunidades, ONGs e incentivos da parte governamental. O governo percebe que “além de reduzir os gastos com licenças e a remessa de royalties para o exterior, o software livre permite que os usuários se apropriem das tecnologias e incentiva o país a conquistar autonomia na área de tecnologia da informação”.

Fórum Amazônico
O I Fórum Amazônico de Software Livre é um evento promovido pelos acadêmicos do Curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará, sendo realizado em parceria com a Empresa Júnior de Manutenção e Programação – EJUMP, da UFPA. Entre outros, haverá o apoio do Projeto Saúde e Alegria. O objetivo do evento é de traçar um panorama político sobre a adoação do Software Livre. Também quer provovar a discussão sobre como este Software pode contribuir para o desenvolvimento tecnológico e social na região. Além de debates e discussões, haverão oficinas básicas e avançadas no uso de programas de Software Livre e haverá a oportunidade de instalar os mesmos em computadores pessoais.

O público alvo do evento é bastante amplo. Contamos com a participação da sociedade em geral, pessoas da comunidade de Software Livre, movimentos sociais, iniciativas privadas, organizações não-governamentais, órgãos municipais, estaduais e federais, além da presença da comunidade acadêmica, principalmente das áreas de computação, educação e comunicação.

Local: Campus da UFPA – Santarém/PA
Data: 2 a 5 de setembro de 2009
Programação e inscrições: site do FASOL

Anúncios

setembro 3, 2009 - Posted by | Amazônia, conversas mocorongas, Informática

1 Comentário »

  1. Está lindo seu blog. Amei de paixão..beijos..

    Comentário por Mônica | setembro 5, 2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: