Papo em Rede

…quero falar

Os PIs solidários 2009

Os acadêmicos do curso de Gestão Ambiental  e dos demais curso do Instituto Esperança de Ensino Superior _ IESPES realizaram no dia 09 de junho de 2009, a socialização do PI – Projeto Interdisciplinar, em seu auditório com participação dos acadêmicos, corpo docente e convidados.

Com o tema: Os resíduos gerados no ambiente escolar os acadêmicos de Gestão Ambiental, terceiro semestre divulgaram os resultados de sua intervenção na Escola Municicipal de Ensino Fundamental Rotary, no município de Santarém/PA. A temática desenvolvida teve a Educação Ambiental como foco principal, desenvolvendo o senso prático do destino do papel  e outros resíduos encontrados no ambiente escolar.

maquina moises  luiz 081


Com uma metodologia prática de pinturas do meio ambiente em camisetas brancas, verificamos no final das palestras, vídeos, teatro de fantoche e brincadeiras os conhecimentos adquiridos pelos alunos.

Gostaria de fazer alguns agradecimentos:

Ao Instituto Esperança de Ensino Superior na pessoa da  Profª Marijara Serique de Alemeida Tavares, Engenheira Agrícola, especialista em Engenharia de Alimentos nossa orientadora;

A Escola Rotary, no nome da profª Ieda  da 3ª serie turma da manhã que recebeu a nossa turma e cedeu sua sala de aula para a realização dos trabalhos;

A Secretaria  Municipal de Educação de Santarém de forneceu os bonecos de fantoche e também o acadêmico de Pedagogia Marcos do IESPES/SEMED.

A Empresa Melo de Azevedo, na pessoa da Sra. Grace Mara acadênica e Técnica em Segurança no Trabalho que gentilmente cedeu as lixeiras coloridas que possibilitou uma melhor visualização das cores da reciclegem;

A Malharia KiMalhas que patrocinou as camisetas brancas para fazer a atividade de pintura dos conheciemtos em Meio Ambiente;

Aos acadêmicos e companheiros desse PI.

Mas o que é PI?

O que é?

Iniciado em 2001 com os cursos de bacharelado em Administração e Turismo, o Projeto Interdisciplinar – PI tem a proposta de integrar os acadêmicos com a comunidade visando conhecer a realidade do local e propor sugestões de soluções e desenvolvimento social para a comunidade.

Quem participa?

Todos que integram o IESPES: acadêmicos e docentes que durante o período do curso elaboram um Plano de Ação para cada semestre de atividade. Para os acadêmicos é a oportunidade de conhecer as necessidades do local e praticar a responsabilidade social, mediante o trabalho voluntário e o envolvimento no projeto, associando as disciplinas do semestre ligando teoria adquirida em sala de aula com a prática. Para o IESPES representa a certeza de participar socialmente da vida comunitária.

Como funciona?

A cada semestre é escolhida uma comunidade que será o alvo dos trabalhos realizados pelos acadêmicos, que sob orientação dos docentes, efetuam no primeiro semestre um levantamento de dados sobre a comunidade ou local que será trabalhado e posteriormente iniciam as intervenções, envolvendo os comunitários. Como resgate ao modelo inicial, o PI deve ser executado pelos acadêmicos.

Um abraço mocorongo!

Elis Lucien




Anúncios

junho 10, 2009 - Posted by | Amazônia, conversas mocorongas

1 Comentário »

  1. ei mãe legal essa ação social da sua faculdade.
    parabens para toda a equipe!

    Comentário por Ana Caroline | junho 11, 2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: